Eleições 2018

 

Voto consciente: o início

Conhecer a história dos candidatos é fundamental para escolher seus representantes da forma mais consciente possível. Um aliado nessa busca é o Sistema de Divulgação de Candidaturas, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em que é possível consultar informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro junto à Justiça Eleitoral. Entre os dados constam os bens do candidato, propostas de governo e eleições anteriores das quais participou.
Entender das características do nosso sistema político é fundamental na hora de escolher, fiscalizar e avaliar as pessoas que nos representam.

O Sistema de Divulgação de Candidaturas pode ser acessado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.

Viabilidade das propostas

Avalie se as propostas feitas pelo candidato correspondem às funções do cargo ao qual ele está concorrendo. Mais claramente, avalie se ele possui poder para cumprir com o que prometeu.

NÃO anule seu voto como forma de protesto

Diferente do que pregam os defensores da campanha "Voto Nulo", a eleição NÃO será anulada se mais de 50% dos votos forem nulos. A nulidade mencionada no Código Eleitoral é relacionada à constatação de fraude nas eleições, como por exemplo, a cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Apenas nesse caso, se mais da metade dos votos válidos correspondem a tal candidato, será necessário realizar nova eleição, denominada de suplementar.

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

 

©VirtuaLife 2018
Licença Creative Commons

Que tal nos ajudar?